Política de Privacidade da HCCM Consulting

Quem somos

A HCCM Consulting é uma empresa de Consultoria em Sistemas de Informação com 25 anos de experiência, constituindo-se como um dos principais players na área da Consultoria Tecnológica e de Inovação.

A HCCM Consulting está empenhada em proteger a privacidade dos nossos candidatos, clientes e utilizadores das nossas plataformas, produtos, serviços e no nosso sítio Web. Queremos proporcionar uma experiência de utilizador segura e protegida. Certificar-nos-emos de que as informações que nos envia, ou que recolhemos por meio de diversos canais (incluindo pelo nosso sítio Web, por correspondência escrita (incluindo por e-mail), por conversas ou reuniões com os nossos consultores, ou por qualquer dos nossos escritórios ou sítios Web), sejam utilizadas exclusivamente para os fins definidos nesta política.

O que são dados pessoais?

Dados Pessoais são qualquer informação, de qualquer natureza e em qualquer suporte (exemplo: som ou imagem), relativa a uma pessoa singular identificada ou identificável.

É considerada identificável a pessoa singular que possa ser identificada, direta ou indiretamente, designadamente por referência a um nome, número de identificação, dados de localização, identificadores por via eletrónica ou a um ou mais elementos específicos da sua identidade física, fisiológica, genética, mental, económica, cultural ou social. Por exemplo através do nome, do n.º de identificação, de um dado de localização, de um identificador eletrónico ou outros elementos que permitam chegar à identificação dessa pessoa singular.

Quem são os titulares de dados pessoais?

O Cliente, Candidato ou Utilizador, pessoa singular, a quem os dados dizem respeito e que usufruiu dos serviços ou produtos da HCCM Consulting. O Cliente será a pessoa que celebra o contrato com a HCCM Consulting, o Candidato é quem recorre aos serviços de recrutamento a HCCM Consulting e o Utilizador é a pessoa que utiliza os serviços ou produtos a HCCM Consulting, mas que pode não corresponder ao Cliente. Por exemplo:

  • O contrato com a HCCM Consulting está em nome de uma empresa, mas os Utilizadores são os clientes ou colaboradores dessa empresa;

As informações que recolhemos

Tendo um amplo espectro de atividade empresarial e comercial, o tipo de dados que recolhemos está relacionado com o produto, serviço ou área de atuação das empresas, que dividimos em duas grandes áreas:

Podemos recolher a nível de produtos e serviços tecnológicos:

Dados base Exemplos
Identificação e contactos Outros dados de identificação números de identificação civil ou fiscal, dados para pagamento, a morada de faturação/instalação, o contacto telefónico ou endereço de correio eletrónico; data de nascimento, o género ou a informação sobre o agregado familiar
Serviço Produtos e serviços adquiridos ou subscritos
Perfil e interesses Interesses nos produtos ou serviços da HCCM Consulting ou outras preferências e interesses
Produtos Dados que sejam necessários para o bom funcionamento dos produtos, ou que sejam recolhidos e armazenados pelos mesmos e dos quais o grupo efetua a manutenção por conta de terceiros.

A nível de serviços de seleção e recrutamento de recursos humanos:

Recolheremos os dados pessoais do candidato, incluindo, mas não se limitando, ao seu nome e dados de contacto (juntamente com o seu endereço de e-mail) e outras informações pertinentes do seu Curriculum Vitae ("CV"). Quando recebemos os seus dados e currículo eletronicamente, isso poderá ser por ter efetuado a candidatura diretamente num dos nos sítios Web ou por ter efetuado a candidatura por meio de um portal de emprego de terceiros, por email ou por correio postal.

É provável que iremos obter informações pessoais adicionais sobre o candidato durante o decurso do nosso relacionamento com este. Essas informações poderão ser obtidas diretamente do candidato ou de terceiros, tais como as empresas às quais fornecemos o seu currículo e que tenham comunicado com o candidato, como parte de uma candidatura a um posto de trabalho.

No que consiste o tratamento de dados pessoais?

O tratamento de dados pessoais consiste numa operação ou conjunto de operações efetuadas sobre dados pessoais ou conjuntos de dados pessoais, através de meios automatizados, ou não, nomeadamente a recolha, o registo, a organização, a estruturação, a conservação, a adaptação, a recuperação, a consulta, a utilização, a divulgação, difusão, comparação, interconexão, a limitação, o apagamento ou a destruição.

A forma como utilizamos os seus Dados Pessoais

  1. Deteremos, utilizaremos e divulgaremos os seus dados pessoais para os nossos fins comerciais legítimos, incluindo:
  2. para lhe prestar os nossos serviços;
  3. para manter o nosso relacionamento comercial, quer seja com um utilizador do nosso sítio Web, um cliente ou um candidato;
  4. para lhe permitir apresentar o seu currículo relativamente a candidaturas gerais, candidatar-se a empregos específicos ou efetuar a assinatura dos nossos alertas de emprego. Queira por favor consultar a secção distinta do seu CV infra, que descreve utilizações e divulgações adicionais;
  5. para fazer corresponder os seus dados com as ofertas de emprego, ajudar-nos a encontrar um cargo que seja o mais adequado para si e enviar os seus dados pessoais a clientes para a candidatura a postos de trabalho;
  6. para manter os seus dados e notificá-lo sobre futuras oportunidades de emprego, para além das funções específicas em relação às quais nos contactou;
  7. para responder às suas perguntas;
  8. para comercializar diretamente produtos e serviços, informá-lo sobre notícias e atualizações no setor, eventos, promoções e concursos, relatórios e outras informações. Antes de o fazermos, ser-lhe-á dada a opção de recusar tais comunicações, sendo-lhe também dada em cada comunicação a opção de cancelamento da assinatura;
  9. para cumprir as obrigações contratuais com os nossos clientes;
  10. para lhe prestar serviços adicionais, partilhando as suas informações pessoais com outras empresas dentro do nosso Grupo de empresas bem como com terceiros de confiança. Dados adicionais sobre esta matéria vêm expostos na secção distinta infra sobre Partilha das suas Informações Pessoais;
  11. para divulgar informações pessoais a entidades reguladoras ou a serviços de aplicação da lei, se formos obrigados ou autorizados a fazê-lo;
  12. o nosso sítio Web utiliza um serviço de gravação de sítio Web que pode gravar cliques de rato, movimentos de rato, rolagem de páginas e qualquer texto digitado nos formulários de sítio Web. Os dados recolhidos por este serviço são utilizados para melhorar a capacidade de utilização do nosso sítio Web. As informações recolhidas são armazenadas e utilizadas para relatórios agregados e estatísticos e não são partilhadas com outrem.
  13. Para lhe fornecer conteúdo personalizado no nosso sítio Web, com uma comunicação mais pertinente nos nossos e-mails, e com um serviço personalizado dos nossos consultores, rastreamos e registamos a sua utilização e interação com o nosso sítio Web e e-mails. Contratamos um prestador de serviço terceiro para nos ajudar a gravar, armazenar e analisar estas informações para determinarmos a melhor forma de comunicar o seu empenhamento. Garantimos que nenhuns atributos pessoalmente identificáveis são registados nesta base de dados e, para além do nosso prestador de serviços escolhido, não partilhamos estas informações com qualquer outra empresa ou subsidiária.
  14. Podemos efetuar o tratamento, de acordo com os regulamentos locais, de determinados dados pessoais sensíveis (designados por categorias de dados especiais no RGPD), quando os incluir nas informações que nos envia, por ex. se incluir informações sobre a sua saúde ou religião no currículo que nos envia. Poderemos também ter de realizar uma verificação de antecedentes criminais relativamente aos seus dados nos países em que isso seja exigido ou permitido por lei. Implementámos procedimentos para limitar a nossa utilização e divulgação de tais dados sensíveis para além daqueles permitidos ou exigidos por lei.

A Base Legal para o Tratamento dos seus Dados Pessoais

Ao abrigo do RGPD, e no âmbito do seu Artigo 6º e 9º, os principais motivos em que nos apoiamos relativamente ao tratamento das informações pessoais dos clientes, dos candidatos e dos utilizadores são os seguintes:

  1. Necessário para celebrar ou executar um contrato – a fim de cumprir as obrigações que assumimos ao prestar-lhe um serviço ou a fim de tomar medidas, a seu pedido, para celebrar um contrato connosco, será necessário efetuarmos o tratamento dos seus dados pessoais;
  2. Necessário para o cumprimento de uma obrigação legal – estamos sujeitos a determinados requisitos legais que possam exigir que efetuemos o tratamento dos seus dados pessoais. Podemos também ser obrigados, por lei, a divulgar os seus dados pessoais a uma entidade reguladora ou a um serviço de aplicação da lei;
  3. Necessário para os fins de interesses legítimos - nós, ou um terceiro, teremos de efetuar o tratamento dos seus dados pessoais para fins dos nossos interesses legítimos (ou de um terceiro), desde que tenhamos estabelecido que esses interesses não são suplantados pelos seus direitos e liberdades, incluindo o seu direito à proteção dos seus dados pessoais. Os nossos interesses legítimos incluem responder a pedidos e perguntas efetuados pelo candidato ou por um terceiro, otimizar o nosso sítio Web e a experiência do cliente, informá-lo sobre os nossos produtos e serviços e certificar-nos de que as nossas operações são realizadas de uma forma apropriada e eficaz;
  4. Consentimento – em algumas circunstâncias, podemos solicitar o seu consentimento para efetuar o tratamento dos seus dados pessoais de uma forma específica.

A forma como partilhamos as suas Informações Pessoais?

Em determinadas circunstâncias partilharemos as suas informações pessoais com terceiros. Os dados desses terceiros vêm apresentados infra, juntamente com os motivos da partilha.

A forma como partilhamos as suas Informações Pessoais quando prestamos serviços de recrutamento

Partilharemos as suas informações pessoais como suprarreferido para todos e quaisquer dos seguintes fins:

  • Prestar-lhe serviços de recrutamento;
  • Desenvolvimento comercial;
  • Desenvolvimento e ensaio de sistemas;
  • Desenvolvimento e marketing de outros produtos e serviços;
  • Melhorar o nosso atendimento ao cliente e tornar os nossos serviços mais valiosos para o candidato; e/ou
  • Personalizar o nosso sítio Web, de modo a torná-lo pessoalmente relevantes para si.

Divulgamos as suas informações pessoais aos clientes que tenham vagas para postos de trabalho, nos quais o candidato esteja interessado.

Poderemos partilhar dados com Terceiros?

Partilharemos as suas informações pessoais e, caso seja necessário, os seus dados pessoais sensíveis com terceiros de confiança e que se encontram obrigados legalmente connosco a respeitar os seus dados pessoais. Serão exclusivamente terceiro com que tenhamos contratado para prestar serviços que o candidato ou os nossos clientes tenham solicitado, tais como:

  • Verificação de referências de emprego;
  • Verificação de habilitações;
  • Verificação de referências criminais (nos países em que isso seja permitido ou solicitado por lei);
  • Verificação dos dados que forneceu provenientes de fontes de terceiros; e/ou
  • Avaliações psicométricas ou testes de aptidão.

Partilharemos também as suas informações pessoais com terceiros que desempenhem funções em nosso nome e que nos prestem serviços, tais como:

  • Consultores profissionais;
  • Fornecedores de análises de dados;
  • Consultores de TI que realizam testes e trabalhos de desenvolvimento nos nossos sistemas de tecnologia comercial;
  • Empresas de pesquisa e de correio direto; e/ou
  • Coordenadores de funções.

Em que circunstâncias a HCCM Consulting transfere os seus dados para um país terceiro?

A HCCM Consulting pode ter de transferir os seus dados pessoais para um país terceiro fora do espaço da União Europeia (EU) e que não integre a lista de países que a UE já considerou reunirem níveis de proteção dos dados pessoais adequados. Nesses casos, a HCCM Consulting assegurará que as transferências de dados se realizam no estrito cumprimento das normas legais aplicáveis.

Por quanto tempo tratamos os seus Dados Pessoais?

Os seus dados pessoais são tratados pela HCCM Consulting apenas pelo período de tempo necessário para a realização da finalidade definida ou, consoante o que for aplicável, até que exerça o seu direito de oposição, direito a ser esquecido ou retire o consentimento.

Depois de decorrido o respetivo período de conservação, a HCCM Consulting eliminará ou anonimizará os dados sempre que os mesmos não devam ser conservados para finalidade distinta que possa subsistir.

Para que finalidades tratamos os seus Dados Pessoais?

Finalidades Exemplos de finalidades (não exaustivo)
Marketing e Vendas
  • Marketing ou venda de novos produtos ou serviços
  • Análise de perfis de consumo
  • Adaptação e desenvolvimento de novos produtos ou serviços
Gestão de Cliente e Prestação de Serviço
  • Gestão de contactos, informações ou pedidos
  • Gestão de instalação, ativação ou desligamentos
  • Gestão de reclamações ou avarias
  • Gestão de faturação, cobrança e pagamentos
  • Análise de consumo
  • Gravação de chamadas para prova de transação comercial e comunicações no âmbito da relação contratual
  • Gravação de chamadas para monitorização da qualidade de serviço
Gestão Contabilística, Fiscal e Administrativa
  • Contabilidade, faturação
  • Gestão de comissões
  • Informação fiscal, incluindo envio de informação à autoridade tributária
Gestão de Contencioso
  • Cobrança judicial e extrajudicial
  • Gestão de outros conflitos
Deteção de fraude, proteção de receita e auditoria
  • Deteção de fraude e práticas ilícitas
  • Proteção e controlo de receita
  • Gestão de risco de crédito
  • Auditoria e investigação internas
Gestão de rede e sistemas
  • Suporte e melhoria das redes e aplicações que suportam o serviço Monitorização, melhoria e suporte do serviço
Gestão de operadores
  • Gestão do serviço de atendimento, performance, e qualidade
Cumprimento de obrigações legais
  • Localização de chamadas para serviços de emergência
  • Pedidos judiciais de interceção de comunicações
  • Investigação, deteção e repressão de crimes graves
  • Resposta a entidades judiciais, de regulação e de supervisão
Controlo da segurança da informação
  • Gestão de acessos, logs
  • Gestão de backups
  • Gestão de incidentes de segurança
Controlo da segurança física
  • Vídeo vigilância em instalações

Quais os prazos de tratamento e conservação de dados pessoais?

A HCCM Consulting trata e conserva os seus dados pessoais conforme as finalidades para que os mesmos são tratados.

Há casos em que a lei obriga ao tratamento e conservação dos dados por um período de tempo mínimo, designadamente: por um ano, os dados de tráfego e localização para efeitos de investigação, deteção e repressão de crimes graves ou por 10 anos os dados necessários para informação à Autoridade Tributária para efeitos contabilísticos ou fiscais.

Mas, sempre que não exista uma obrigação legal específica, então os dados serão tratados apenas pelo período necessário para o cumprimento das finalidades que motivaram a sua recolha e preservação e sempre de acordo com a lei, as orientações e decisões da Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD).

Assim, a HCCM Consulting vai tratar e conservar os seus dados pessoais pelo período em que mantiver uma relação contratual consigo.

No âmbito da gravação de chamadas, e nos termos da autorização normativa, a HCCM Consulting conservará as gravações para prova da transação comercial e comunicações no âmbito da relação contratual ou pré-contratual pelo prazo de vigência do contrato acordado entre as partes, acrescido do prazo de prescrição e de caducidade que é de 6 meses.

A HCCM Consulting poderá também gravar e conservar chamadas com o objetivo de monitorizar da qualidade de serviço e baseando-se no consentimento cliente, mas para este efeito as chamadas serão conservadas apenas pelo prazo máximo de 30 dias.

No que respeita à videovigilância das suas instalações, a HCCM Consulting apenas manterá as gravações de imagens e respetivos dados pessoais pelo prazo máximo de 30 dias.

A HCCM Consulting poderá manter outros dados pessoais por períodos superiores à duração da relação contratual, seja com base no seu consentimento, seja para assegurar direitos ou deveres relacionados com o contrato, seja ainda porque tem interesses legítimos que o fundamentam, mas sempre pelo período estritamente necessário à realização das respetivas finalidades e de acordo com as orientações e decisões da CNPD.

São exemplos, o contacto para efeitos de marketing e vendas, a preservação de dados no âmbito de processos de reclamação de faturas, exercício de direitos de garantia, levantamento de equipamentos após desligamento de cliente ou processos judiciais, neste último caso pelo prazo em que os mesmos estiverem pendentes.

A HCCM Consulting a nível de serviços de recrutamento e seleção, conservará os dados que vier a deter ou armazenar com as suas informações pessoais, dependendo dos serviços que lhe prestarmos e pelo tempo que necessite dos mesmos. Dado que frequentemente apoiamos candidatos com colocações ao longo de muitos anos, e potencialmente ao longo das suas carreiras, a finalidade para a qual retemos os dados do candidato é, muitas vezes, uma finalidade contínua. Realizamos exercícios regulares de limpeza de dados e de atualização com os nossos candidatos para nos certificarmos de que:

  1. os dados que mantemos são exatos e;
  2. não mantemos os dados durante demasiado tempo.

As nossas condições tipo de atividade, referem expressamente que os nossos clientes deverão reter os dados dos candidatos, tais como currículos, para fins das funções específicas a que estes se candidatam e que, na qualidade de responsáveis pelo tratamento dos seus dados, devem informar o candidato se tencionam manter o seu currículo em arquivo de modo a informá-lo sobre futuras funções possíveis, ou de outro modo manter ou utilizar os seus dados para outras finalidades.

Adicionalmente, os dados pessoais poderão, ainda, ser tratados para efeitos de cumprimento de obrigações legais e para fins de investigação, deteção e repressão de crimes graves.

Sem prejuízo da informação adicional prestada aquando da recolha dos dados, a HCCM Consulting poderá ainda, desde que legalmente admissível, utilizar os dados pessoais fornecidos pelo titular para outras finalidades, tais como para efeitos de ações de intervenção social, do envio de reclamações e sugestões, difusão de informações institucionais e/ou dar a conhecer campanhas, promoções, publicidade e notícias sobre os produtos e/ou serviços da HCCM Consulting, bem como para a realização de estudos de mercado ou inquéritos de avaliação.

Quais são os seus direitos enquanto titular?

Enquanto titulares dos dados pessoais, é garantido aos Clientes/Candidatos/Utilizadores, a qualquer momento, o direito de acesso, retificação, atualização, limitação e apagamento dos seus dados pessoais (salvo quanto aos dados que são indispensáveis à prestação dos serviços da HCCM Consulting, devidamente identificados no Formulário como sendo de fornecimento obrigatório ou ao cumprimento de obrigações legais a que o responsável pelo tratamento esteja sujeito), o direito de oposição à utilização dos mesmos para fins comerciais pela HCCM Consulting e à retirada do consentimento, sem que tal comprometa a licitude do tratamento efetuado ao abrigo desse consentimento, bem como o direito à portabilidade dos dados.

Como poderá aceder, retificar, atualizar, limitar, apagar, opor-se ao tratamento dos seus dados pessoais, ou remover o consentimento?

Sem prejuízo do disposto no RGPD, o titular dos dados pessoais poderá fazê-lo, diretamente ou mediante pedido por escrito, dirigido ao respetivo Responsável pelo tratamento, através dos contactos disponibilizados para o efeito no presente documento, bem como demais contactos disponibilizados pela HCCM.

Como pode opor-se à receção de contactos para fins de marketing?

A HCCM pode promover ações de divulgação junto dos seus Clientes/Candidatos/Utilizadores, de novos produtos ou serviços, nomeadamente através de telefone, e-mail, SMS, MMS ou qualquer outro serviço de comunicações eletrónicas, caso o titular dos dados pessoais tenha dado o respetivo consentimento.

Caso o titular de dados pessoais não pretenda continuar a rececionar estas comunicações pode, a qualquer momento, retirar o seu consentimento à utilização dos seus dados para fins de marketing.

Alertas de Emprego

Para receber emails de alerta de emprego, deverá fornecer o seu nome e endereço de email, que serão utilizados para fins de mantê-lo informado, por email, dos últimos postos de trabalho no seu setor indicado e para lhe fornecer notícias do setor e outras informações relacionadas com os nossos serviços.

Caso decida que já não deseja receber estas informações, são fornecidos links de cancelamento de assinatura em todos os emails de alerta de emprego que o candidato receber.

Os emails de alerta são enviados pelas Companhias ou pela HCCM Consulting. Caso o remetente esteja sedeado fora do Espaço Economico Europeu (EEE), os dados do candidato serão enviados ou acedidos por essa entidade de modo a permitir-lhe emitir ao candidato o email de alerta de emprego pertinente.

Curriculum Vitae

Damos-lhe a opção de enviar o seu currículo através do nosso sítio Web ou de fornecer o seu currículo a um dos nossos consultores. Pode fazê-lo para se candidatar a um posto de trabalho específico anunciado ou para consideração pelos nossos consultores de recrutamento para os postos de trabalho, à medida que estes vão surgindo.

O seu currículo ficará armazenado na nossa base de dados e será acessível pelos nossos consultores de recrutamento.

O seu currículo poderá também ser enviado diretamente por email a outras empresas para análise e introdução nas suas bases de dados, a fim de lhes permitir fornecer-lhe os seus serviços. O candidato pode retirar a sua autorização para que os seus dados sejam processados fora do EEE, ao preencher o seu formulário de registo na nossa empresa.

Pode atualizar o seu currículo a qualquer momento, seguindo simplesmente o mesmo procedimento utilizado para enviar um novo currículo. O seu antigo currículo será automaticamente arquivado, desde que os dados de envio permaneçam os mesmos (por exemplo, envia ambos os currículos utilizando o mesmo endereço de email ou informa o contacto pertinente sobre o seu novo envio).

Utilização de Cookies

Tal como na maioria dos sítios Web, quando visita os nossos sítios, colocamos cookies no seu computador ou outro dispositivo. Na maior parte, estes cookies são utilizados para permitir a funcionalidade dos sítios Web, melhorar a experiência do utilizador e ajudar-nos a otimizar os nossos sítios Web, medir o tráfego e outras finalidades de gestão interna.

Realizamos publicidade direcionada e de banner pertinente em diversos sítios Web para lhe apresentar postos de trabalho e conteúdo que consideramos que sejam do seu interesse. Direcionamos estes anúncios com base nas suas interações anteriores com o nosso sítio Web, com os nossos emails e por meio das suas comunicações com os nossos consultores. A sua interação com a nossa publicidade poderá ser utilizada para medir a eficácia das nossas campanhas publicitárias e para melhorar a nossa estratégia de marketing, de acordo com os nossos interesses legítimos. Nenhuma campanha de publicidade ou tecnologia de rastreamento de publicidade regista as suas informações pessoalmente identificáveis.

Pode saber mais sobre a nossa utilização de cookies, incluindo como rejeitar cookies, na nossa Política de Cookies aqui.

Quais as medidas adotadas pela HCCM Consulting para assegurar a segurança dos seus dados pessoais?

A HCCM Consulting assume o compromisso de garantir a proteção da segurança dos dados pessoais que lhe são disponibilizados, tendo aprovado e implementado rigorosas regras nesta matéria. O cumprimento destas regras constitui uma obrigação de todos aqueles que legalmente aos mesmos acedem.

Tendo presente a preocupação e empenho que a HCCM Consulting revela na defesa dos dados pessoais, foram adotadas diversas medidas de segurança, de carácter técnico e organizativo, de forma a proteger os dados pessoais que lhe são disponibilizados contra a sua difusão, perda, uso indevido, alteração, tratamento ou acesso não autorizado, bem como contra qualquer outra forma de tratamento ilícito.

Adicionalmente, as entidades terceiras que, no âmbito de prestações de serviços, procedam ao tratamento de dados pessoais do Cliente/Candidato/ Utilizador em nome e por conta da HCCM, estão obrigadas, por escrito, a executar medidas técnicas e de segurança adequadas que, em cada momento, satisfaçam os requisitos previstos na legislação em vigor e assegurem a defesa dos direitos do titular dos dados (nomeadamente, a proteção da privacidade e dos dados pessoais dos Clientes/Candidatos/Utilizadores).

Neste sentido, em todos os websites da HCCM Consulting, os formulários de recolha de dados pessoais obrigam a sessões encriptadas do Browser e todos os dados pessoais cedidos ficam armazenados de forma segura nos sistemas da HCCM Consulting que, por sua vez, se encontram num Datacenter da HCCM Consulting, a coberto de todas as medidas de segurança físicas e lógicas que a HCCM entendeu serem indispensáveis à proteção dos dados pessoais.

Não obstante as medidas de segurança adotadas pela HCCM Consulting, a HCCM Consulting alerta a todos os que navegam na Internet que devem adotar medidas adicionais de segurança, designadamente, assegurar que utilizam um PC e um Browser atualizados em termos de "patches" de segurança adequadamente configurados, com firewall ativa, antivírus e anti-spyware e que se certifiquem da autenticidade dos sites que visitam na internet, devendo evitar websites em cuja reputação não confiem.

Quem é o responsável pelo tratamento de dados?

A entidade responsável pelo tratamento dos dados pessoais é a HCCM Consulting, que determina as finalidades e os meios de tratamento dos mesmos.

Para este efeito, caso o titular dos dados pessoais necessite de entrar em contacto com o responsável pelo tratamento de dados, poderá fazê-lo através dos meios e contactos abaixo indicados:

  • Email : rgpd@hccm.pt
  • Telefone: 210 183 088
  • •Através de comunicação escrita dirigida ao responsável pelo tratamento, para a Avenida Duque de Ávila, 185 – 3D 1050-082 Lisboa

Como pode exercer os seus direitos?

O exercício dos direitos é gratuito, exceto se se tratar de um pedido manifestamente infundado ou excessivo, caso em que poderá ser cobrada uma taxa razoável tendo em conta os custos. As informações devem ser prestadas por escrito, mas, se o solicitar, podem ser prestadas oralmente. Neste caso, a HCCM Consulting deve verificar a sua identidade por outros meios que não orais.

A resposta aos pedidos deverá ser prestada no prazo máximo de 30 dias, salvo se for um pedido especialmente complexo.

Se não estiver satisfeito com a utilização da nossa parte das suas informações pessoais, pode contactar-nos utilizando os dados na secção de contacto do Encarregado de Proteção de Dados, utilizando qualquer um dos meios de contacto infra.

Tem igualmente o direito a revogar o consentimento contactando preferencialmente o nosso Encarregado de Proteção de Dados ou umas das Companhias, que encaminhara o pedido de revogação para o Encarregado.

Tem também o direito de apresentar uma queixa junto da CNPD.

Alterações à nossa Política de Privacidade

Esta política de privacidade pode ser alterada pelas Companhias a qualquer momento. Caso alteremos a nossa política de privacidade no futuro, informá-lo-emos das alterações importantes ou atualizações da nossa política de privacidade sempre através do nosso sítio Web ou por email, se nos tiver fornecido o seu endereço de email.